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Saiba como tornar fantástico o seu atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente demanda atenção constante dos gestores, já que se trata de um diferencial competitivo. A excelência no atendimento leva à retenção e à fidelização de consumidores, o que garante a saúde financeira do negócio, possibilitando que novos negócios ocorram com mais segurança. Atualmente, para ter um atendimento ao cliente fantástico, além de uma equipe bem capacitada, é possível contar com boas práticas e com recursos tecnológicos, que sempre facilitam e agilizam a implementação de melhorias. Neste post, você vai saber mais sobre como é possível otimizar o seu atendimento.

Estabeleça uma estratégia baseada em CRM

O CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) estabelece práticas e estratégias de negócio, além de tecnologias voltadas para o cliente. Dessa forma, é possível analisar e gerenciar a interação entre sua empresa e seu público, o que torna possível prever seus desejos e suas necessidades de forma mais direcionada.

Além de ajudar na retenção e na fidelização, essa forma de gerenciar o atendimento à clientela permite que se trace uma boa estratégia também para a prospecção de novos clientes.

Uma ótima forma de aumentar as vendas baseada em CRM é a personalização do atendimento. Um e-mail marketing que responda exatamente ao que seu cliente procura, por exemplo, pode mostrar a ele que sua empresa se importa com seus anseios e, mais importante, conhece a pessoa que ele é. Uma atenção diferenciada no pós-venda também faz a diferença. Quem não gosta de ser informado sobre o andamento da entrega de um produto que acabou de comprar? E essa é uma das ações que pode ser implementada com o CRM no pós-venda.

Invista em tecnologia

Uma plataforma que não apenas armazene dados de seus atuais e possíveis clientes, mas que também promova a convergência de informações sobre suas interações, como acesso a sites, histórico de compras, preferência por determinado produto, entre outros.

Esses são dados importantes para saber de que forma sua empresa precisa dialogar com esses clientes, e a automação do processo de coleta e armazenamento dessas informações certamente vai trazer resultados mais que satisfatórios.

Então, por que não envolver a equipe de TI nesse processo? Profissionais capacitados para trabalhar com esse tipo de software compõem o backoffice necessário para que a equipe de vendas e pós-vendas preste o melhor atendimento ao cliente.

Tenha um pós-venda poderoso

O trabalho de pós-venda deve se iniciar ainda na prospecção do cliente, quando se coletam os primeiros dados relacionados a seus interesses e anseios. Essas informações — que vão sendo enriquecidas ao longo das negociações com a empresa — são usadas para converter a venda e para a posterior retenção do cliente, a qual se dá principalmente por meio de ações preditivas que auxiliam na resolução de problemas.

Uma boa forma de aumentar a eficiência nesse pós-venda é diversificar os canais de comunicação com seus consumidores. Assim, interagindo em diferentes contextos, é possível colher dados importantes de forma natural e pouco invasiva, evitando desconforto.

Posts frequentes nas redes sociais, um blog constantemente atualizado e um bom helpdesk que antecipe as necessidades do cliente são exemplos de canais que podem ser utilizados com esse fim.

Esses são apenas alguns exemplos do que sua empresa pode implementar para ter sucesso no atendimento ao cliente. Para saber ainda mais, leia nosso post sobre o uso da tecnologia e da automação no atendimento ao consumidor!

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