Blog

Últimos artigos

Por que é necessário integrar a cadeia de valor na era da tecnologia?

Num cenário cada vez mais acirrado, é essencial buscar formas de reduzir custos, aumentar a eficiência no trabalho e criar vantagem competitiva no mercado. Para obter esses e outros benefícios, muitos gestores estão usando a tecnologia para integrar a cadeia de valor do negócio.

Essa cadeia diz respeito a todas as atividades executadas pela empresa até a distribuição final de produtos ou serviços. Elas incluem desde o relacionamento com fornecedores até a entrega ao cliente. Devido à sua complexidade, as ações são executadas por diversas áreas e profissionais, com emprego de diversos softwares e sistemas. E é nesse meio que a tecnologia deve ser usada.

A má gestão das informações torna a cadeia de valor ineficiente, lenta e burocrática, gerando prejuízos e deixando o negócio para trás no mercado. Portanto, investir na integração entre os dados e sistemas de todo o processo é essencial para que as empresas otimizem seus resultados.

Abaixo, listamos as principais vantagens de integrar a cadeia de valor da sua empresa e mostramos como começar esse processo!

1. Previsão de demanda mais assertiva

Ao integrar as informações dos sistemas de vendas e dos fornecedores com seu ERP, é possível calcular a demanda de forma mais assertiva, uma vez que tais dados podem ser comparados.

Por exemplo, momentos de pico e redução de vendas já sugerem que a demanda será alterada, um indicativo que pode ser passado para os fornecedores, regulando os pedidos da empresa. Em muitos sistemas, essa comunicação entre áreas pode ser feita de forma automática, por meio de modelos estatísticos e automação de processos.

2. Visão abrangente do negócio

No modelo integrado, os gerentes e tomadores de decisão possuem uma visão completa do negócio, uma vez que os dados de todas as áreas e sistemas estão disponíveis para consulta em um só lugar.

As decisões de marketing podem ser baseadas em dados de vendas e produção e vice-versa, facilitando que as ações de cada área sejam otimizadas.

3. Aumento da satisfação do cliente

Com sistemas que conversam, a margem de erros da empresa é reduzida, principalmente com relação à entrega de produtos e serviços. Problemas como falta de algum item e atrasos se tornam menores, já que as informações podem ser enviadas de um sistema para outro sem burocracias.

O bom funcionamento dos processos garante que o cliente receberá o seu pedido da melhor forma, dentro do prazo e conforme ele espera, gerando maior satisfação em relação à empresa.

4. Mais eficiência nos processos

Como já apontamos, a unificação dos processos e a integração da comunicação de dados reduz erros e custos da empresa. Além disso, os processos de todas as áreas passam a ser mais eficientes, uma vez que a precisão é maior e há facilidade para acessar mais informações que direcionam a melhores decisões.

Assim, os processos e as tomadas de decisão do negócio são feitos de forma mais eficiente.

5. Facilidade de expansão dos negócios

Outra vantagem de fazer a integração da cadeia de valor da empresa é a facilidade de expansão comercial. Em cenários como a criação de uma nova marca ou linha de produção, ou atuação num novo mercado, como o virtual, as equipes estão mais preparadas para avaliar o que é necessário para que o processo funcione globalmente.

Além disso, os sistemas necessários para todos os exemplos citados já estão integrados, e qualquer alteração em um local será notificada para as demais áreas responsáveis, não gerando surpresas que prejudiquem o negócio.

A integração entre os sistemas da cadeia de valor deve ser feita por uma equipe bem capacitada. Você pode confiar a tarefa à sua área de TI, ou, então, contratar empresas especializadas no assunto para garantir que todo o processo será feito com eficiência. Como se trata de um processo crucial, não deixe de pesquisar e dar máxima atenção para essa demanda.

Agora que você entende a importância e as vantagens de integrar a cadeia de valor para manter o seu negócio competitivo, entre em contato com a Quality e com a Premier e comece seu projeto!

Autor: