Blog

Últimos artigos

O papel da RPA na racionalização do processo de reconciliação bancária

 

 

 

Um grande número de organizações financeiras investe a maior parte do tempo no gerenciamento de coisas. Independentemente do tamanho, localização e número de transações em questão, o cenário permanece o mesmo durante a verificação e correspondência manual de transações, preparação e lançamento de diários para concluir as reconciliações bancárias necessárias.

 

Embora o tamanho não importe, várias organizações de médio e grande porte acham as reconciliações bancárias ainda mais difíceis! Isso ocorre porque eles lidam com um número maior de tipos de contas, instituições, tipos de pagamento, fusos horários e complexidades de pagamento que tornam as reconciliações correspondentes uma tarefa difícil.

 

 

Os desafios atuais no processo de reconciliação de contas

 

Alguns dos desafios comumente encontrados no processo de reconciliação bancária incluem:

 

  • Entradas duplicadas: isso pode ocorrer devido a erro humano ou do sistema
  • Discrepâncias de data / hora: essas diferenças geralmente surgem devido à diferença de fusos horários, relógios do sistema, tempo de transação e interrupções de horário local
  • Discrepâncias nos formatos de data: na maioria das vezes, os diferentes formatos de data nos sistemas criam discrepâncias e confusão
  • Erros de dados gerados por humanos: pequenas discrepâncias, como a colocação de uma vírgula extra, a presença de um caractere inadvertido ou um erro de ortografia simples
  • Várias transações: uma única fatura composta por várias transações complica o processo de reconciliação

 

Todos esses desafios estão presentes no processo de reconciliação bancária há séculos. A maioria das empresas financeiras enfrenta esse desafio por métodos tradicionais, que incluem limpeza manual de dados e transformação forçada de dados para garantir que todas as entradas sigam um determinado formato. Além disso, algumas instituições optam pela automação em pequena escala através de macros do Excel e scripts do Visual Basic.

 

É aí que a automação de processos robóticos pode ajudar!

 

 

 

Embora o uso dos macros do Excel possa ajudá-lo a automatizar as tarefas em pequena escala, todo o processo é realmente complicado. Nem todos os funcionários se sentem confortáveis ​​com essa abordagem e é quando o RPA, automação de processos robóticos, simplifica as coisas.

 

Um RPA é a automação provocada pelo uso correto da inteligência artificial (IA) e dos recursos de aprendizado de máquina. Essas tecnologias são capazes de analisar e avaliar um alto volume de dados. Eles podem executar tarefas repetíveis sem espaço para erros – de maneira rápida, precisa e eficaz.

 

Essencialmente, um RPA funciona extraindo os documentos e dados relevantes. Pode ser na forma de arquivos de dados bancários, arquivos de dados de registro e similares. Em seguida, ele executa uma verificação rápida para detectar quaisquer discrepâncias.

 

Em seguida, os dados são correspondidos no nível da transação e as incompatibilidades e discrepâncias são identificadas. O RPA investiga os itens de reconciliação, corrige erros e obtém aprovações.

 

Depois de aprovadas, as entradas são finalizadas e as atualizações são fechadas.

Toda essa automação traz um processo de reconciliação que apresenta uma série de vantagens, como:

 

Benefícios da automação de reconciliação

 

  • Garante maior precisão e robustez
  • Melhor correspondência de registros com menos exceções
  • Fácil de usar e manter a configuração
  • Economizou tempo e recursos
  • O que mais você pode pedir?

 

O AutomationEdge é o melhor RPA para reconciliação bancária!

 

Agora que é evidente a importância do papel do RPA no processo de reconciliação bancária, é importante mencionar aqui que o AutomationEdge pode fazer tudo isso. Com base nas capacidades cognitivas, aprendizado de máquina e inteligência artificial, o AutomationEdge é o melhor software de RPA que pode reduzir seus custos em até 80%.

 

As próximas etapas

 

Torne todo o processo de reconciliação interessante e preciso, introduzindo o AutomationEdge RPA hoje. Para saber mais solicite uma demonstração.

 

Fonte traduzida : https://automationedge.com/the-role-of-rpa-in-streamlining-the-bank-reconciliation-process/#iLightbox[gallery9053]/0

Autor: