Blog

Últimos artigos

A importância da automação dos testes no DevOps, entenda mais:

A tecnologia da informação já faz parte da rotina de trabalho da maioria das empresas atualmente. Sem ela, várias atividades seriam onerosas demais e gastariam mais tempo do que o necessário.

Dessa maneira, suas ferramentas e metodologias aprimoram os resultados obtidos por uma gestão empresarial. O DevOps é uma prática que tem o objetivo de melhorar as integrações e as colaborações entre os desenvolvedores de softwares e outros profissionais de ti, publicando releases sem erros.

Como o mercado consumidor está cada vez mais concorrido, a busca pela melhoria do serviço prestado é essencial para fidelizar clientes e ganhar notoriedade.

Por isso, os testes no DevOps precisam fazer parte de sua infraestrutura de trabalho. Mas você, nosso leitor, sabe o porquê disso? Se a resposta é não, aprenda um pouco mais sobre a importância desse assunto e sobre como seu empreendimento pode se beneficiar com isso neste post. Confira a seguir!


A IMPORTÂNCIA DOS TESTES NO DEVOPS

A era digital fomenta o crescimento das empresas de tecnologia da informação. Assim, elas precisam apresentar produtos e serviços cada vez mais eficientes e qualificados. Tudo isso deve acontecer no menor tempo possível, a fim de suprir a grande demanda de consumo.

Com o DevOps, um empreendimento consegue reduzir o tempo de desenvolvimento e das operações de um produto sem que a qualidade do serviço seja colocada em risco.

Entretanto, por mais bem preparada e capacitada que a sua gestão seja, imprevistos e problemas podem acontecer nesse percurso — e é por isso que os testes no DevOps devem ser implementados com o intuito de inserir a máxima eficiência em suas operações.

Em outras palavras, com a automação de testes, é possível evitar as atividades manuais e repetitivas e que sobrecarregam tanto o orçamento quanto o cronograma de uma empresa. Além disso, ainda há a possibilidade da criação de testes mais abrangentes, elaborados e que estejam de acordo com as funcionalidades e exigências de seus produtos.

Os testes no DevOps podem ser divididos da seguinte maneira:

  • unitários: permitem a redução das unidades das classes, aplicações e validações de tamanho de campos;
  • integrados: fomentam a integração das aplicações existentes nos sistemas;
  • visuais: asseguram o funcionamento do layout e dos elementos estáticos de um aplicativo;
  • funcionais: garantem uma boa performance das funcionalidades;
  • performance: fazem com que os releases atendam às especificações previamente definidas e os comparam com resultados anteriores.


Agora, conheça os ganhos para a empresa com os testes automatizados.


FEEDBACK MAIS RÁPIDO

O feedback é um critério fundamental para o desempenho de uma empresa. É com ele que sua gestão consegue avaliar se os produtos estão de acordo com o que foi planejado e estipulado. Ao realizar testes no DevOps, você pode encontrar erros que possam atrapalhar o funcionamento de seus processos com mais facilidade.

Lembre também que ao receber esse feedback com antecedência, é possível solucionar os problemas e reorientar a atuação de sua equipe. Dessa forma, esse feedback contínuo e automatizado permite o monitoramento constante de suas operações.


MENOR TEMPO DE ENTREGA

Como dito anteriormente, uma fundação fundamental do DevOps é permitir a entrega eficiente de releases em curto espaço de tempo. Aplicando esses testes, você apresenta novas funcionalidades com agilidade e sem burocracia.


MELHORIA DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

A satisfação de seus consumidores também é essencial para a obtenção de resultados positivos, não é mesmo? Se a sua empresa consegue encontrar e solucionar problemas com antecedência, a otimização da experiência de seus clientes será uma consequência disso, bem como a redução do número de reclamações no pós-compra.

A automação de processos é uma realidade que um gerente precisa implementar em todos os setores do negócio, e não poderia ser diferente com os testes no DevOps. Dessa forma, a qualidade do serviço aumenta e você tem mais tempo e autonomia em sua rotina de trabalho.

E então, gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de soluções inteligentes em TI e negócios!

Autor: