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Descubra o que é BPO e BTO quais as vantagens de cada modelo

A concorrência acirrada é uma marca da era globalizada em que vivemos. Está em todos os segmentos de negócio e se deve ao constante fluxo de novos concorrentes, à disseminação da informação e até mesmo à “padronização” de produtos entre empresas rivais.


Nesse cenário, as organizações precisam ter a capacidade de se reinventar e ser suficientemente flexíveis para responder com rapidez às mudanças de mercado.


Foi aí que surgiram os conceitos de Terceirização de Processos de Negócio (Business Process Outsourcing — BPO) e Terceirização da Transformação do Negócio (Business Transformation Outsourcing — BTO). Embora ambos estejam relacionados à terceirização, são conceitos bastante diversos.


No post de hoje, entenda melhor os conceitos de BPO e BTO e saiba quais são as vantagens de cada um desses modelos.


BPO

De forma bastante resumida e simplificada, BPO é quando a empresa terceiriza (de forma um pouco mais sofisticada) os processos internos que não estão diretamente ligados ao seu negócio principal. Assim, alguns procedimentos da companhia passam para as mãos de um especialista em processos internos.


A ideia por trás do conceito é que a empresa deve manter o foco em sua atividade principal, em vez de tentar atuar em áreas alheias a ela. Assim, uma empresa de treinamento, por exemplo, não deve tentar administrar um departamento jurídico. Se fizer tudo sozinha, a organização pode reduzir seu nível de serviço.


Isso pode acabar em perda de mercado e impactos negativos no faturamento, pois o consumidor cobra excelência no produto. O BPO ajuda a empresa a se dedicar exclusivamente ao que ela sabe fazer melhor e, com isso, atingir um nível superior nas entregas ao cliente.


BTO

BTO, por sua vez, vai além da simples terceirização da operação: envolve identificar problemas no processo terceirizado. Depois, trabalha de forma a fazer sua remodelação para transformar o processo de negócio da empresa e encontrar oportunidades, enquanto prioriza projetos alinhados com a estratégia corporativa.


A terceirização de Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, tem se tornado uma prática muito comum. Uma solução de BTO vai além e inclui serviços, transformação dos processos, solução de transição e solução de negócio.


Sua estrutura, flexível e escalável em termos de pessoas, processos e infraestrutura, atende a volumes variáveis de demanda. Muitas delas, além de dar suporte à transformação dos negócios, antecipam mudanças e otimizam o controle e a qualidade das operações, o que as torna mais competitivas e rentáveis.


É o caso de qualquer empresa que decida terceirizar, além de sua infraestrutura de TI, suas necessidades de contabilidade, departamento pessoal, treinamento e recrutamento, entre outros. Dessa forma, seu objetivo é tornar esses departamentos mais ágeis e eficientes.


A ideia é padronizar, racionalizar e otimizar os processos da empresa para que ela possa se concentrar no foco do negócio. Para isso, o BTO usa metodologias de consultoria, tecnologias de ponta e ferramentas analíticas. Nesse processo, ele ajuda as empresas nos principais desafios que elas enfrentam.


VANTAGENS

Tanto o BPO quanto o BTO ajudam a empresa a se preocupar apenas com as tarefas estritamente voltadas à sua área de atuação. A vantagem mais óbvia é que a companhia pode reduzir os investimentos, tanto de capital quanto em treinamento, para execução de processos que não fazem parte do seu foco de negócios.


Além dela, porém, há outras. Confira:


TECNOLOGIA

A principal área de terceirização é a de TI. O motivo é simples: se, por um lado, as empresas sabem da necessidade de manter seu parque tecnológico permanentemente atualizado, por outro, entendem que investir em novas tecnologias é muito caro e, na maioria das vezes, arriscado.


Além disso, esse é um mercado que se desenvolve muito rapidamente, o que torna difícil manter o ritmo (ou seja, ter uma estrutura eficiente e que possa oferecer agilidade e escalabilidade às operações) e acompanhar as novidades em inovações e soluções.


Por esse motivo, a terceirização é o movimento ideal para empresas que têm os recursos, a experiência e o desejo de atualizar continuamente suas soluções tecnológicas com o objetivo de se manter competitiva no mercado.


PRODUTIVIDADE

Tanto o BPO quanto o BTO permitem que a equipe se concentre na área de negócios, pois diminui a quantidade de processos manuais e deixa mais profissionais livres para se dedicarem ao que a empresa faz de melhor. Isso significa um aumento imediato de produtividade.


Além disso, permite que os gestores se dediquem a explorar novas áreas de receita, acelerar outros projetos e se concentrar em seus clientes. Assim, é natural que haja aumento de faturamento, maior poder de fidelização de clientes e maior espaço no setor.


USO DE RECURSOS

O processo de terceirização permite identificar novas pontos de eficiência e, assim, realocar recursos. Além de melhorar a produtividade, isso aumenta a eficiência da operação. Com isso, é possível destravar recursos que podem ser direcionados para o crescimento da organização de forma sustentável e, ainda, otimizar os investimentos.


O desenvolvimento da infraestrutura é feito de forma a ser flexível para que se adapte às condições voláteis do mercado. Assim, a empresa pode lançar novos produtos e serviços com maior chance de sucesso, bem como buscar novos mercados e consumidores.


Outra possibilidade que vem com a otimização do uso de recursos é a redução de riscos. Quando sai dos custos fixos e migra para os variáveis, a empresa reduz a exposição a riscos, pois minimiza os investimentos em ativos ineficientes ao mesmo tempo em que reduz o débito associado à sua aquisição.


REDUÇÃO DE CUSTOS

Muito custo e pouco foco geram, inevitavelmente, prejuízo. Quando aplicados corretamente, os conceitos de BPO e BTO ajudam a reduzir custos e aumentar a receita. Mais enxuta, a empresa fica mais rápida e ágil para responder às demandas do mercado.


Isso acontece graças à melhoria dos processos, algo que tem impacto direto na administração do negócio. Além disso, usando as melhores soluções de serviço, a empresa ganha em competitividade.


RECURSOS HUMANOS

O mercado exige, atualmente, recursos humanos de alta produção e eficiência — com o objetivo de obter economia de escala. Com a terceirização, a empresa pode economizar custos de mão de obra efetiva.


FOCO NO CLIENTE

A terceirização permite que se forneçam serviços flexíveis, que atendam às necessidades de mudança dos clientes. O modelo voltado ao consumidor permite responder de forma rápida ao que eles querem, compreendendo e melhorando cada passo do ciclo da experiência do cliente.


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